Energia Solar
Sistema ON GRID
Sistema Solar On Grid (Conectado à Rede)
Já pensou em ter um sistema solar on grid em sua casa ou estabelecimento? Calma, se você ainda não sabe o que é, ou como funciona, você precisa entender que sistemas on grid são conectados à rede e possuem suas particularidades em relação ao off-grid. Desta forma, explicaremos por qual motivo você precisa instalar um sistema fotovoltaico on grid em sua residência, comércio ou indústria, de acordo com seus prós/contras e as diferenças de um sistema para o outro. Vamos começar?
O que é um sistema solar on grid (conectado à rede)?
O sistema on grid, ou sistema fotovoltaico conectado à rede, é o sistema que mantém conexão com a rede de distribuição de eletricidade. Portanto, em momentos em que não há produção de energia, é possível utilizá-la da distribuidora, em casos de excesso de produção, recebe-se créditos de energia.
O sistema on grid é formado por um conjunto de equipamentos que são capazes de converter a energia solar em eletricidade e, por serem ligados à rede, podem inseri-la diretamente na rede elétrica, transferindo o excesso de energia gerada para a distribuidora de eletricidade.
Graças ao sistema on-grid, não é preciso um investimento em baterias solares, barateando a instalação do sistema, além de reduzir sua conta de luz em até 95% com a utilização dos créditos de energia.
Como funciona o sistema fotovoltaico conectado à rede?
O sistema solar on grid (conectado à rede) funciona de forma simples, podendo ser explicado em 5 passos:
- É feita a captação da luz solar através dos painéis solares fotovoltaicos e, assim, é gerada a energia de corrente contínua (CC);
- A partir disso, a corrente contínua passa pelo inversor solar conectado à rede e é convertida em eletricidade de corrente alternada (CA);
- Tornando-se o mesmo tipo de energia oferecida pela distribuidora, uma parte gerada pelo inversor é utilizada pelos aparelhos eletrônicos do imóvel;
- Seu excedente será transferido para a rede elétrica geral (e o proprietário receberá os devidos créditos);
- Por fim, será realizado o monitoramento a fim de medir a geração de energia solar.
Vantagens e Desvantagens do sistema fotovoltaico on grid
Para saber se a instalação de um sistema conectado à rede em seu imóvel ou estabelecimento é opção mais viável, é preciso colocar na balança suas vantagens e desvantagens. Por isso, separamos os principais benefícios (ou não) para você decidir:
Vantagens | Desvantagens |
---|---|
Possui 30% mais eficiência em relação ao sistema off-grid | Impõe obrigatoriedade de conexão à rede pública de distribuição |
Permite a utilização do sistema de créditos | Não possui sistema de armazenamento |
Diferenças entre sistema solar on grid e off grid
Para avaliar a melhor opção entre sistemas solares, você precisa entender a diferença entre on grid e off-grid, de modo que seus benefícios podem variar de acordo com a sua necessidade.
Desta forma, podemos adiantar que o sistema solar on grid possui o diferencial de dispensar a utilização de baterias e controladores de carga, tornando-o 30% mais barato e eficiente em relação ao off-grid. Ainda assim, esse tipo de sistema garante que a energia seja utilizada tanto para consumo local quanto em outro ponto da rede elétrica.
No caso dos sistemas off grid (isolados), são utilizadas baterias para viabilizar o armazenamento do excesso de energia. Por isso, o custo dos equipamentos é mais alto e seu uso não é recomendado em áreas urbanas, tornando mais vantajosa a instalação de um sistema on grid.
Portanto, se você deseja contar com o auxílio de um sistema que produza energia elétrica para todo o seu imóvel, a melhor opção está no sistema conectado à rede (on grid), porém, é necessário checar se o cliente está no mercado cativo e recebe energia elétrica de uma distribuidora ou permissionária. Além disso, essa solução é mais indicada para os que não se preocupam com a dependência de concessionárias de energia.